Entre outubro de 2022 e setembro de 2023, a Câmara Municipal de Loulé realizou um conjunto de ações de prevenção do aparecimento de lesões musculoesqueléticas ligadas ao trabalho, mais uma iniciativa que visa contribuir para o bem-estar e saúde dos seus funcionários, além de representar uma das diversas medidas para implementação do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, vigente na autarquia desde 2020.
A primeira edição do projeto aconteceu em 2019 e teve como prioridade a avaliação de riscos laborais.
De acordo com o Município de Loulé, o fisioterapeuta Marco Elias alertou os trabalhadores para a necessidade de aplicação de medidas preventivas que promovem a sua saúde, abrangendo os colaboradores exercem funções técnicas e administrativas que envolvem a posição sentada à secretária, funções com posição em pé e ainda as que envolvem a movimentação manual de cargas, pelo que foi possível, nesta segunda edição, incluir as atividades operacionais.
Neste período e durante o horário de expediente, a autarquia adianta que foram realizadas 74 sessões nos postos de trabalho situados em diversos locais do concelho de Loulé, incluindo as localidades de Salir, Alte e Querença, com a duração aproximada de 15 minutos por trabalhador. Nestas sessões participaram um total de 316 trabalhadores, pertencentes a diversas unidades orgânicas.
O projeto inclui-se nas ações locais que promovem os objetivos de desenvolvimento sustentável, em particular os objetivos 3 (saúde de qualidade), 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho digno e crescimento económico), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias para a implementação dos objetivos).