O Município de Loulé voltou a ser distinguido com o Galardão ECOXXI (Bandeira Verde) como reconhecimento das boas práticas sustentáveis e qualidade ambiental, conquistando, pela quinta vez, a liderança a nível nacional entre os 43 municípios concorrentes ao prémio atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Esta distinção teve lugar na passada sexta-feira, dia 18 de setembro, em Sesimbra, na cerimónia de divulgação dos resultados do Programa ECO XXI 2015, que contou com a presença de representantes da autarquia louletana.
Desta forma, Loulé, em 2015, voltou a ver reconhecidos os seus projetos, iniciativas e boas práticas ambientais, obtendo um Índice ECO XXI 2015 de 85,6%.
O Galardão ECOXXI nasceu de um projeto iniciado em 2005 pela ABAE e é atribuído com base numa candidatura que tem como principal objetivo galardoar os municípios portugueses que demonstrem um desempenho positivo em 21 indicadores de desenvolvimento sustentável, assim como, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação a nível municipal de medidas pró-ambientais, com especial ênfase na Promoção da Educação Ambiental, Participação Pública e Agenda 21 Local, Emprego, Ordenamento do Território e Ambiente Urbano, Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e Desenvolvimento, Áreas Classificadas e Conservação da Natureza, Produção, Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos, Qualidade da Água para Consumo Humano e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores, Mobilidade Sustentável, Valorização do Papel da Energia, Qualidade do Ambiente Sonoro, Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural, Turismo Sustentável, entre outros.
Abaixo de Loulé, mas igualmente com resultados superiores a 80%, ficaram os municípios de Cascais, Águeda, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a Bandeira Verde ficará hasteada no edifício dos Paços do Concelho, ao longo do ano.