Trata-se de um investimento pioneiro no País, na ordem dos 300 mil euros, numa parceria com a Altice, no âmbito da política educativa que a autarquia tem vindo a implementar, visando a modernização do parque escolar, instalações e equipamentos, mas também dos métodos de ensino e dos recursos pedagógicos à disposição dos alunos.
Um investimento que se repetirá ao longo de 3 anos letivos, de forma a que, no final, todos os alunos do 4º ao 12º ano disponham deste equipamento oferecido pelo Município, pelo que serão contemplados anualmente os 4º, 7º e 10º anos.
Esta manhã o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca e o Administrador com o pelouro do segmento empresarial da empresa, João Sousa, deslocaram-se a Olhão, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre da Autarquia, na presença de António Miguel Pina, Presidente da Câmara Municipal de Olhão e restante executivo, diretores dos Agrupamentos Escolares, professores, Diretor Regional do IPDJ, e da Educação, e dos presidentes da Junta de Freguesia de Olhão, Quelfes e Pechão.
Na mesma cerimónia foi oficialmente assinado, o arranque do projeto para a "digitalização do processo letivo".
Em declarações ao Algarve Primeiro, António Miguel Pina disse que, «os professores também estão incluídos neste processo, na medida em que, se pretende que exista uma uniformização desta importante estratégia para a modernização do ensino no concelho».
O presidente da autarquia referiu que, «a Altice vai acompanhar este nosso sonho tendo apresentado uma boa relação qualidade-preço na aquisição desta ferramenta».
O autarca mostrou-se bastante satisfeito na concretização deste projeto, já que, «o mundo de hoje apresenta-nos desafios muito diferentes do que eram no passado e, o executivo considera essencial aliar as novas tecnologias ao melhor desempenho quer dos alunos quer dos professores».
António Miguel Pina clarificou que, «todos os anos letivos, os alunos do 4º, 7º e 10º anos vão poder contar com esta ferramenta, pelo que, «é uma verba que terá de ser canalizada para esse efeito». Na posição do autarca, «estamos a antecipar o futuro, já que acreditamos que, um dia todas as escolas do país serão dotadas desta tecnologia. O que nos estamos a fazer é permitir que esse futuro chegue de forma mais rápida ao nosso concelho».
Acreditando na importância de os alunos virem a dispor de mais uma ferramenta e, numa altura em que o Estado fornece os manuais escolares, o edil realçou também o aspeto de professores e alunos poderem descarregar os conteúdos programáticos no seu tablet, além de «poderem ter em casa esse equipamento já que é uma oferta do Município de Olhão, não precisam de andar com livros de um lado para o outro, podem aprender de uma forma atrativa».
O presidente da Altice disse ao nosso jornal que, «a empresa deu o primeiro passo quando ofereceu um conjunto de tablets a 4 agrupamentos de escolas de Olhão, permitindo que alunos e professores experienciassem a qualidade do processo educativo com a plataforma disponibilizada pela Altice».
Depois, a empresa mostrou apoio em «participar neste projeto de referência. Não nos podemos esquecer de que este é um projeto único em Portugal que, certamente se irá difundir por outros municípios, mas que começa agora a ser concretizado e a permitir mostrar resultados».
Alexandre Fonseca não tem dúvidas de que, «este projeto vai trazer melhorias significativas na qualidade do ensino, no sucesso educativo e também no combate ao abandono escolar». Para este responsável, «pais e professores também devem ser chamados ao processo educativo de forma ativa e, as plataformas digitais permitem esse circuito fechado entre pais, alunos e professores». Ao mesmo tempo, «este pacote inclui o tablet, a plataforma de escola virtual da Porto Editora, um software de segurança, o que é de extrema relevância, numa altura em que os nossos equipamentos estão muito expostos a perigos». Esta plataforma «garante mecanismos de proteção, em particular para jovens que vão utilizar estas ferramentas, garantindo que estão salvaguardados desses riscos», explicou o responsável.
A Altice apresentou a sua disponibilidade para trabalhar ao lado da Câmara de Olhão e garantir a formação dos professores para que se torne mais fácil trabalhar com este novo recurso.
O Presidente Executivo da Altice, realçou ainda que, «a empresa está disponível para colaborar em todo o processo para que este projeto seja um sucesso a todos os níveis e possa contribuir para o sucesso da formação e qualidade de ensino».