Sociedade

Município de Portimão revelou números que fizeram o 53º Festival RTP da Canção

O triunfo incontestado de Conan Osíris, celebrado pelas mais de duas mil pessoas que marcaram presença no Portimão Arena, no último sábado, foi o culminar do trabalho de uma grande equipa que ao longo dos últimos dois meses, esteve envolvida no planeamento do mega espetáculo televisivo, que enalteceu a imagem do Município de Portimão.

PUB
 
No total, nas últimas duas semanas cerca de três centenas de técnicos, dos quais 60 de montagens, estiveram a trabalhar para que tudo corresse bem e que a atuação dos intérpretes das oito canções a concurso não sofresse imprevistos nos 450m2 de área de palco.
 
A organização utilizou dez camiões TIR, três carros de exterior e 15 câmaras para captação de imagens. Foram ainda usados 788 projetores de iluminação, 180 motores para suspensão de equipamento e 56 toneladas de material suspenso no teto do Portimão Arena, que sofreu uma assinalável transfiguração, confirmando ser no sul do país um recinto único, devido à sua capacidade e características técnicas para acolher espetáculos desta dimensão, destaca nota da autarquia.
 
A nível da cobertura mediática, credenciaram-se 50 jornalistas em representação de diversos órgãos de comunicação social, assim como 30 fotógrafos profissionais.
 
O Festival em números:
2200 espetadores
1500 metros de fibra para rede de controle do sistema
1200 metros de fita led multimédia
900A de consumo elétrico
450 metros2 de área de palco
350 metros2 de ecrã de vídeo
300 técnicos
180 motores para suspensão de equipamento
56 toneladas de material suspenso
55 km de cabo de sinal
50 jornalistas
30 fotógrafos
29 km de cabo elétrico
22 km de cabo de rede
15 câmaras televisivas
14 horas de desmontagem
10 dias de montagem
8 camiões TIR
4 servidores de multimédia
3 carros de exterior
3 mesas de iluminação Grand Ma 2/3
3 dias de ensaios
2 meses de preparativos