Em 2014 o município de Portimão subiu 80 posições, em relação ao ano transato, no Índice de Transparência Municipal (ITM) posicionando-se este ano na 79ª posição deste ranking da TIAC – Associação Transparência e Integridade, organização não-governamental que tem como missão combater a corrupção.
Esta associação apresenta anualmente um estudo que revela o Índice de Transparência Municipal (ITM) onde é avaliada a informação fornecida pelos 308 concelhos do país aos seus munícipes, divulgando as autarquias que mais e melhores contas prestam.
O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites.
O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira; transparência na área do urbanismo.