Sociedade

Município de São Brás atribui Voto de Louvor ao músico Ricardo J. Martins

O Município de São Brás de Alportel aprovou por unanimidade atribuir um voto de louvor ao jovem músico são-brasense Ricardo J. Martins.

PUB
 
Em causa está "o seu notável percurso artístico e dedicação à cultura musical portuguesa" que recentemente lhe valeram a vitória no International Portuguese Awards, na categoria de melhor música instrumental, dá conta nota do Município.
 
“A distinção internacional deste meritório trabalho é motivo de orgulho para São Brás de Alportel, para o Município e para todos os são-brasenses”, lê-se no voto de louvor aprovado em reunião de Câmara realizada a 2 de maio e entregue esta terça-feira, nos Paços do Município, num momento solene em que não poderia faltar a melodia de Ricardo Martins, como banda sonora.
 
O prémio entregue numa cerimónia que decorreu em New Bedford, nos Estados Unidos da América, foi-lhe atribuído a propósito da música “Corre-corre corridinho” de sua autoria, incluída no seu segundo e mais recente trabalho discográfico “Cantos e Lamentos” (2017). 
 
A mesma nota da autarquia referir ainda que o vídeo desta música foi gravado no Museu do Traje de São Brás de Alportel, levando aos 4 cantos do mundo a sonoridade algarvia e o concelho.
 
A edilidade explica que Ricardo J. Martins, é natural de São Brás de Alportel, e é um multi-instrumentista que despertou, de forma autodidata, para as sonoridades da viola aos 14 anos. A paixão pela guitarra portuguesa viria a ditar a sua carreira enquanto mestre deste emblemático instrumento com presença imperiosa no fado.
 
O seu talento não passou despercebido desde muita tenra idade e já em 2008, Ricardo J. Martins foi distinguido com o Prémio Juventude do Município de São Brás de Alportel, na categoria “Música”. Em 2014, lançou o seu primeiro trabalho discográfico que intitulou “Ricardo J. Martins”. Tem vindo a ser convidado a atuar nos mais diversos palcos do mundo na companhia de grandes nomes do teatro e da literatura.