A prática de atividade física é fundamental na promoção de uma vida com mais saúde e mais qualidade. É nesta senda que o Município de São Brás de Alportel dá continuidade à extensão do circuito pedonal e ciclável, que teve início na Circular Norte constituindo o primeiro circuito de manutenção, com extensão a outras artérias, nomeadamente ao centro urbano.
A nova empreitada de “construção de via de acessibilidade pedonal e ciclável entre a Avenida da Liberdade e o Parque de Desporto e Lazer de São Brás de Alportel foi formalizada, no passado dia 28, com a assinatura do contrato entre o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro e o representante da Empresa Masitrave, João Feijão.
Um investimento no valor de 94.643,68€ que visa dar continuidade à ciclovia da Circular Norte, que se prolonga já pela Avenida da Liberdade e que poderá desta forma ter continuidade para o interior do centro urbano, melhorando as acessibilidades e a circulação pedonal.
Esta obra consiste na construção de uma ciclovia com cerca de meio quilómetro de extensão, acompanhada por uma zona de circulação pedonal e corredores acessíveis nos passeios existentes.
Os trabalhos serão executados nas ruas 1º de Junho, e em troços das ruas Medeiros Galvão e Machado dos Santos. A obra integra ainda o prolongamento da rede de rega, a instalação de mobiliário urbano e a plantação de árvores para facultar um ambiente mais acolhedor aos utilizadores.
A nova via pedonal e ciclável respeita as diretrizes do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade “São Brás Acessível para todos” criado a pensar na melhoria contínua dos acessos aos cidadãos de mobilidade reduzida ou portadores de deficiência. Neste sentido, os passeios serão todos rebaixados, de forma a evitar ressaltos e permitir a circulação sem constrangimentos.
A altura máxima dos ressaltos será de 2cm conforme previsto no Decreto-lei das Acessibilidades e as zonas das passadeiras possuirão ainda pavimentos táteis e de alerta.