Sociedade

Município de São Brás de Alportel celebrou aniversário de munícipe com 105 anos

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel associou-se à celebração desta efeméride.

PUB
 
O Município de São Brás de Alportel celebrou esta sexta-feira, o 105.º aniversário da munícipe, Maria da Conceição Brito, que nasceu dois anos antes da fundação do concelho!
 
Atualmente a viver no Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, Maria da Conceição Brito nasceu em 1912, ano em que Gago Coutinho e Sacadura Cabral fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, segundo explica a autarquia.
 
Ainda criança, viu nascer o concelho de São Brás de Alportel, a 1 de junho de 1914 e cresceu com o crescimento da República no seu país, anos depois viveu todo o longo o período da ditadura e os duros anos da Guerra Colonial; aos 62 anos, assistiu ao nascimento da democracia portuguesa, na madrugada de 25 de abril de 1974, e com 74 anos embarcava com Portugal na aventura da integração europeia… são 105 anos de História, testemunhados por Maria da Conceição.
 
Hoje, quando lhe perguntam se gostaria de viver a sua juventude na época atual, responde prontamente: “Não, porque antigamente tínhamos tempo para conversar!”. Maria da Conceição mantém a sua personalidade e espírito crítico, numa invejável lucidez aos 105 anos de idade, salienta nota do Município, enviada à imprensa.
 
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel associou-se à celebração desta efeméride, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, que teve lugar no Lar de Terceira Idade.