Economia

Município de São Brás de Alportel continua aposta na Eficiência energética

O Município de São Brás de Alportel deu mais um passo na concretização do Plano Municipal de Eficiência Energética com a instalação de baterias de condensação de energia num conjunto de equipamentos municipais.

PUB
 
Conforme destaca a autarquia as escolas EB 1 JI de São Brás de Alportel, o Jardim de Infância “Joaninhas”, o Pavilhão Municipal, o Polidesportivo, o Complexo de Piscinas Cobertas e o Cineteatro Municipal foram os equipamentos dotados com estes equipamentos, que permitem uma significativa poupança energética.
 
Esta medida contou com um investimento municipal na ordem dos 15.000 euros, e vai permitir uma poupança média mensal de 900,00 euros e um retorno de capital investido em apenas 14 meses, garante o Município em nota enviada à imprensa.
 
Segundo explica o mesmo documento as baterias de condensadores de energia fornecem aos equipamentos elétricos a energia reativa necessária para a manutenção do campo magnético, evitando custos elevados no consumo de energia reativa em equipamentos de elevado consumo.
 
Trata-se de mais um investimento realizado no âmbito do Plano Municipal de Eficiência Energética que procura adotar as melhores opções tecnológicas disponíveis no mercado para promover a poupança energética dos espaços e equipamentos. 
 
No âmbito deste plano, entre 2015 e 2017 foram substituídas pela EDP, em parceria com o Município, mais de 500 luminárias obsoletas, foram instalados redutores de fluxo energético e foi aplicada tecnologia LED nas obras municipais em espaço público e edifícios.