Sociedade

Município de São Brás de Alportel cria áreas de polinização para preservar o ambiente

No Dia Mundial do Ambiente, o Município de São Brás de Alportel sensibiliza para a preservação da biodiversidade.

PUB
No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, o Município de São Brás de Alportel promoveu várias iniciativas de sensibilização sobre a importância de preservar e proteger o ambiente.
 
No Parque das Amendoeiras, em plena vila, e de forma simbólica, a autarquia apresentou a estratégia municipal de preservação da biodiversidade que está em marcha, sendo exemplo da mesma a instalação de placas de sensibilização para zonas onde está a ser mantida vegetação que facilita o trabalho das abelhas, na polinização.
 
Para ajudar as abelhas nessa tarefa para uma biodiversidade saudável, o município refere em nota enviada à comunicação social, que tem vindo a deixar crescer em jardins e parque, separadores e bermas de estradas, canteiros, muros e passeios da vila, ervas daninhas que são plantas para a biodiversidade.
 
O objetivo passa por manter a vegetação espontânea, favorável à polinização, criando um ambiente e recursos propícios (pólen, néctar e óleos essenciais) para os insetos polinizadores, nomeadamente as abelhas.
 
Com esta medida o município pretende contribuir para colmatar o problema de âmbito mundial do declínio populacional das abelhas. 
 
Em simultâneo, a autarquia adianta que tem vindo a colocar ninhos em diversos espaços verdes, escolas e outros equipamentos, de modo a fixar diversas espécies de aves, para a preservação da biodiversidade, fruto de uma oferta por parte de um projeto da Serra do Caldeirão.
 
Também na Quinta do Peral pode ser visitado um hotel para insetos, com diferentes nichos e materiais disponíveis para abrigar diferentes espécies de insetos. Está ainda a ser equacionada a plantação de espécies benéficas para os polinizadores.