A Câmara Municipal de São Brás de Alportel encerrou o ano de 2016 com um saldo positivo de operações orçamentais no valor de 1.522.842,08 €.
Depois de iniciar o ano de 2016 com um saldo de quase 900 mil euros, o Município de São Brás de Alportel diz que, no final do mesmo ano, as contas da autarquia apresentam um saldo de operações orçamentais muito superior, ultrapassando o valor de um milhão e quinhentos mil euros, que transitou para o orçamento municipal deste ano.
Os documentos da prestação de contas foram aprovados por maioria em reunião de Câmara Municipal, com a abstenção dos vereadores eleitos pelo PPD/PSD e, posteriormente também aprovados por maioria em sede de Assembleia Municipal, que teve lugar no dia 11 de abril, com os votos a favor da bancada do PS e abstenção da CDU e do PSD.
Apesar dos resultados financeiros, a Câmara Municipal adianta que desenvolveu ao longo do ano de 2016, "um conjunto de investimentos preponderantes para o concelho, procurando responder às reais necessidades da comunidade local, mediante uma forte aposta na valorização do património histórico e cultural e promovendo o crescimento socioeconómico do município".
A continuidade do programa de apoio às famílias, “Vale + Família” com o lançamento da nova medida Vale “+ Natalidade” e o incremento do Fundo Social de Emergência foram algumas das prioridades do executivo liderado por Víctor Guerreiro, na área social.
O ano de 2016 ficou marcado também pelo arranque de um conjunto de projetos estruturantes que aguardavam disponibilidade do novo Quadro Comunitário de Apoio.
Exemplo disso a edilidade destaca o arranque da reabilitação do Largo de São Sebastião e das obras de reabilitação no centro histórico e criação do Espaço Memória, bem como o avançar das obras do novo Parque das Amendoeiras, projeto vencedor do Orçamento Participativo para 2016, assim como a conclusão da reabilitação da Entrada Nascente.
A concretização de trabalhos de pavimentação de caminhos por todo o concelho, a aposta na prevenção de fogos florestais, com maior incidência na abertura de caminhos e na limpeza florestal, a aquisição de novos equipamentos para a equipa da Proteção Civil e o reforço de apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, foram algumas das ações mais relevantes em 2016, clarifica a autarquia.
Na área da educação foram adquiridos equipamentos e mobiliário "imprescindíveis" para o bem-estar dos alunos e atribuídos prémios aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas; o respeito pelo meio ambiente que foi reforçado mediante a aquisição de uma viatura elétrica para os Serviços Municipais; e na área Social foi ainda dada continuidade ao trabalho desempenhado pela Loja Social, que apoia perto de duas centenas de famílias carenciadas, ao Projeto Mão Amiga e à dinamização do Centro de Convívio de Parises.
Algarve Primeiro