Sociedade

Município de Silves assinala Dia Internacional dos Museus com uma "viagem" a 6 mil anos de história

A Câmara Municipal de Silves (CMS) assinala hoje, 18 de maio, o “Dia Internacional dos Museus” - este ano subordinado à temática “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” - com um programa de atividades online e entrada gratuita no Museu Municipal de Arqueologia de Silves ao longo de todo o dia.

PUB
Em nota enviada, a autarquia revela que a programação tem início com “Seis milénios em seis peças”, uma atividade que dá a conhecer seis objetos que habitam o Museu de Arqueologia, considerados marcos representativos dos povos que o habitaram desde há seis milénios. Esta atividade, transmitida através das redes sociais da autarquia, é dirigida ao público em geral e decorre entre as 10h00 e as 20h00, com vídeos que irão destacar objetos como: machados mirenses (10h00), moeda com inscrição “Cilpes” (12h00), ânfora itálica (14h00), lápide romana (16h00), prato muçulmano (18h00) e objetos cerâmicos do oleiro da Mouraria (20h00).
 
As atividades prosseguem às 11h00, com a assinatura do protocolo entre o Município de Silves e o Polo da Universidade do Algarve do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), com vista ao incremento de projetos de investigação que se revelem de interesse mútuo, no âmbito do estudo, da valorização e da divulgação do património cultural do concelho.
 
Dirigido ao público infanto-juvenil, tem lugar pelas 15h00, nas redes sociais do Município a atividade de leitura animada da história “Há pânico no Museu: a peça do mês desapareceu!”. 
 
A programação culmina com a visita virtual “O Museu à boleia de um drone” na qual, serão mostrados seis milénios de história, a diferentes ritmos e velocidades, intercalando aproximações lentas e voos rasantes sobre os objetos que os habitantes do território manusearam no seu quotidiano e no cotejo das múltiplas atividades diárias, do trabalho ao lazer, da higiene à ornamentação.