A candidatura da autarquia ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), com vista ao controlo e redução de perdas no sistema de abastecimento de água do Município foi aprovada no passado dia 9 de julho, sendo a única câmara do Algarve que o conseguiu até ao momento.
De acordo com comunicado da Câmara de Silves, o investimento ascende a 1,4 milhões de euros, beneficiando da contribuição do FEDER, no montante de 559 mil euros.
Segundo revela o mesmo documento enviado à imprensa, o investimento inclui o controlo e redução de perdas no sistema de abastecimento de água, no montante de 1 milhão de euros, substituição de condutas com perdas elevadas, nomeadamente a remodelação da rede de abastecimento de água da Av. General Humberto Delgado à Rua Maria José Correia em Armação de Pêra, empreitada já concluída e a passagem de condutas de abastecimento de águas e esgotos sobre o Rio Arade, com empreitada já adjudicada.
Além destes, estão ainda incluídos, equipamentos de pesquisa ativa de fugas, equipamentos de inspeção visual de condutas (vídeoscópio), com procedimento adjudicado e equipamentos de comunicação e centro de supervisão com a integração do sistema de telegestão e telemetria, com concurso a decorrer.
Desta forma, a edilidade quer garantir a qualidade do serviço prestado às populações, a sustentabilidade do sistema de abastecimento e dos recursos hídricos, no âmbito do ciclo urbano da água.
A operação agora aprovada integra o Plano Estratégico de Redução de Perdas do Município de Silves, que será desenvolvido em dois períodos consecutivos de cinco anos, dando particular combate às roturas não visíveis que são as mais relevantes.