A Câmara Municipal de Silves está a executar, desde o passado dia 29 de outubro, obras de recuperação e valorização ambiental da foz da ribeira do Vale do Olival, em Armação de Pêra.
A obra resulta de uma candidatura comunitária, o valor total da mesma é de 100 mil euros, sendo que 70% desse valor será a fundo perdido, as Câmaras de Silves e Lagoa suportam, respetivamente, 15% do valor total.
A referida candidatura incluiu, ainda, o projeto de execução técnica do Parque Urbano Nascente de Armação de Pêra, na margem direita da ribeira de Alcantarilha, perto do ex-campo dos Armacenenses, antigo “Estádio das Gaivotas”, como era conhecido.
A empreitada que agora está em curso contempla a execução de um caminho pedestre, de um passadiço sobre-elevado em madeira, a plantação de espécies ribeirinhas e a construção de dois açudes.
Estas construções permitirão minimizar o impacto da erosão na foz da ribeira, bem como o impacto ambiental resultante das descargas de águas pluviais contaminadas e das descargas acidentais que ocorrem da Estação Elevatória de Esgotos, explica a autarquia.
A obra tem um prazo de execução previsto de 5 meses.