Sociedade

Município de Silves volta a associar-se ao projeto TransforMar

Em nota de imprensa, o município de Silves faz saber que, este ano se associou novamente ao projeto TransforMAR, resultante da parceria entre o LIDL, Electrão e Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Este ano, o cubo de grande dimensão destinado à deposição de plástico e metal está instalado na praia dos Pescadores, em Armação de Pêra.

PUB
Na mesma publicação lê-se que, para além de sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta em praia e para os princípios da economia circular, através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos, «o plástico e metal aí depositado será convertido num valor monetário devolvido à comunidade através da atribuição de um donativo a uma IPSS local, que este ano será a Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra».
 
Adicionalmente, todo o plástico recolhido terá uma nova vida e, à semelhança do verificado nos anos anteriores, será transformado em aparelhos para a prática de atividade física e em mobiliário urbano, nos concelhos onde esteve presente a iniciativa.
 
O projeto, que decorrerá durante os meses de julho e agosto, está presente em duas dezenas de praias do país (marítimas e fluviais) «numa lógica de promoção do repensar de comportamentos através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos».
 
Na mesma nota, o município de Silves convida toda a população e banhistas, a associarem-se a este projeto através da colocação de plástico e metal no cubo TransforMAR; promovendo as praias mais limpas e dando um novo valor aos materiais recicláveis.