O município de Vila Real de Santo António inaugurou, na passada terça-feira, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), a funcionar no edifício sede da Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h00, junto à área de atendimento ao público.
O novo gabinete tem como missão apoiar em todo o processo de acolhimento e integração dos migrantes, articulando a sua atividade com diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local, segundo explica o município em comunicado.
Na cerimónia de inauguração esteve a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, o Presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Romão, e o Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis.
O CLAIM é um serviço prestado pela Divisão de Desenvolvimento Social e Recursos Humanos do município que resulta de um protocolo assinado com o Alto Comissariado para as Migrações, IP. Irá prestar apoio e informação geral em áreas como a regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões.
Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Romão, «este centro irá representar um papel importante na vida dos migrantes que trabalham em Vila Real de Santo António e já fazem parte da comunidade, constituindo um facilitador do seu processo de integração».
Para a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, «o CLAIM de Vila Real de Santo António é já 119º centro do país, passando agora a trabalhar em rede com o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do Algarve». A título de exemplo, referiu que «os diversos CLAIM do país já realizaram, desde 2003, mais de um milhão de atendimentos, tendo como missão remover todos os obstáculos à plena integração dos migrantes».