O Município de Aljezur aprovou o protocolo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que envolve a Comunidade Intermunicipal do Algarve, onde estão envolvidos os 16 Concelhos, e as corporações de Bombeiros do Algarve.
Em comunicado, o Município diz tratar-se de "um esforço financeiro" de cerca de 30 mil euros, distribuídos por 4 meses, de apoio à constituição do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no ano de 2020 na região do Algarve – DECIR 2020, promovido pela AMAL.
Ainda no âmbito do dispositivo do DECIR 2020, "no sentido de reforçar as equipas operacionais", o Município aprovou um reforço de verba, de cerca de 9 mil euros, para os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, possibilitando às equipas que operam no terreno o acompanhamento de um graduado. Este ano, esta medida é alargada por mais um mês, atendendo a todo o panorama que se vive e que exige medidas excecionais, adianta no mesmo comunicado.
Foi também decidido, na última reunião de Câmara, a concessão de um apoio financeiro, de cerca de 19.000€, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, para aquisição de vários equipamentos, nomeadamente equipamentos individuais de combate a incêndios rurais.