Como forma de assinalar o centenário do nascimento do fotógrafo Artur Pastor, o município de Albufeira preparou para a exposição “Um Algarve Diferente” do Arquivo Histórico de Albufeira, num projeto conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa.
A inauguração será no dia 10 de junho, sexta-feira, às 18h00, na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva.
De acordo com a Câmara de Albufeira, trata-se de um conjunto de 60 fotografias, a preto e branco, da autoria de Artur Passos, que visam dar a conhecer a obra do autor, que captou, "a região e suas paisagens, com as suas gentes e os seus costumes e a identidade de um Algarve litoral e rural entre as décadas de 40 a 70".
Sendo um grande apreciador de Albufeira, Artur Pastor foi relevando a cidade através do seu próprio olhar, "tendo ganho um carinho enorme por parte dos albufeirenses que até hoje relembram a sua presença", sublinha o município em nota de impensa.
Foi precisamente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros que o fotógrafo apresentou a sua última exposição, “Algarve (anos 50-60) - Alguns apontamentos”, em 1998. 24 anos depois, volta a ser recordado o seu trabalho com “Um Algarve diferente”, que surge novamente como uma viagem ao passado.
A exposição que estará patente ao público até 10 de junho de 2023 é de entrada gratuita.