Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Município de Albufeira distinguiu 77 empresas do concelho

Imprimir Partilhar por email
12-06-2019 - 08:16
O Município de Albufeira realizou uma cerimónia para distinguir 77 empresas do concelho, cujos resultados de desempenho económico no ano transato mereceu o reconhecimento do estatuto de PME Líder ou PME Excelência, pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, numa parceria com o Turismo de Portugal, com os principais bancos a operar no país.
 
A cerimónia teve lugar na última semana, num dos restaurantes distinguidos com estes galardões. Para o Presidente da Câmara, José Carlos Rolo, “é sempre muito bom vermos o gráfico das nossas empresas a evoluir, e temos tido em Albufeira um crescimento exponencial, o que nos diz que este concelho continua a crescer economicamente.Este crescimento afeta positivamente todo o tecido social e embora este desenvolvimento seja maioritariamente da área turística, significa que todos os outros sectores estão envolvidos, como a Agricultura, as Pescas, o Sector Lúdico e outros”. 
 
Para o autarca, este crescimento permite equilibrar Albufeira, pois “é de equilíbrios que vivemos, logo, temos igualmente que nos sensibilizar para que este crescimento tenha em atenção o futuro, nomeadamente no que se refere às alterações climáticas; a riqueza que aqui temos, contas feitas, é a do Ambiente.”
 
Só este ano, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, distinguiu 2378 empresas com o estatuto de PME Excelência. No distrito de Faro foram 193 empresas a receberem este galardão, sendo que as do sector do turismo representam mais de metade das premiadas na edição de 2018.
 
O Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, não deixou de assinalar que “cada vez que uma empresa do Algarve atinge este patamar na economia do país, só temos que a ver como exemplar, porque aqui no Algarve, continua a ser tudo muito mais
difícil, quer pela sazonalidade a que está sujeita, quer por outros motivos.”
 
“É uma sorte estar nestas cerimónias, pois estamos a celebrar o vosso contributo para a economia, a qual cresceu de 23,5% para 30%”, começou por dizer o presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, visivelmente satisfeito com os resultados de Albufeira. Lançando um repto aos empresários albufeirenses, referiu que “o nosso objectivo é chegar às 100 empresas Líder e 50 empresas Excelência, e para isso têm que ser mais exportadoras e mais criativas.”
 
Já o Diretor do Turismo de Portugal, Nuno Alves, também presente na carimónia, salientou que como motor da economia, o Turismo representa 9% das exportações e 52% dos serviços. Atualmente, o Turismo português é a 14ª economia mais competitiva do mundo e, segundo Nuno Alves, talvez “para o próximo ano atinjamos a 10ª posição”. No entanto, avisou que “para isso, precisamos de empresas como as que aqui estão e que dão o bom exemplo às outras, porque são líderes, porque são excelentes”. “O Turismo tem sido essencial para a recuperação económica do país, que culmina depois numa coisa que muito me apraz e que é a aquisição de emprego, que é para isso que trabalhamos todos os dias”, refriu o mesmo responsável.
 
Nuno Alves salientou, contudo, que há uma linha específica para a região de 30 milhões de euros que acaba no final deste ano, aludindo de que tem havido “muito poucos projetos e o dinheiro está longe de se esgotar”. 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Áreas Empresariais de Lagos apresentam faturação na ordem dos 34 milhões de euros



-

Trabalhadores de três unidades hoteleiras algarvias entram em greve



-

Assinado contrato de remodelação e ampliação do Edifício do Centro Náutico de Alcoutim



-

Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional em Loulé para inaugurar 3 projetos inovadores na área social



-

VRSA:Em caso de dissolução da empresa municipal, autarquia vai salvaguardar funcionários



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Ministro do Ambiente e Ministra do Mar visitam intervenções de proteção e requalificação do litoral algarvio

Ministro do Ambiente e Ministra do Mar visitam intervenções de proteção e requalificação do litoral algarvio

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ministro da Administração Interna inaugura novo Posto Territorial da GNR em Quarteira

Ministro da Administração Interna inaugura novo Posto Territorial da GNR em Quarteira

ver mais
 
Algarve Primeiro espreitou ensaio da peça "SOBERANA Mãe Soberana de Loulé"

Algarve Primeiro espreitou ensaio da peça "SOBERANA Mãe Soberana de Loulé"

ver mais
 
Câmara de Portimão informa que Loja Ponto JA muda de local no Verão

Câmara de Portimão informa que Loja Ponto JA muda de local no Verão

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio