Sociedade

Município de Albufeira instala primeiros compactadores de resíduos e papeleiras a energia solar

 
A Câmara de Albufeira confirmou em comunicado, que já foram instalados na Praça dos Pescadores, dois compactadores designados “EcoMóvel” que funcionam a energia solar.

Estes compactadores, adquiridos pelo Município, permitem a deposição de uma grande capacidade de resíduos (14 m3) e são dotados de um sistema de automação de última geração. 
 
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, não deixou de presenciar a instalação destes equipamentos, refrindo que: “estes compactadores são de grande versatilidade, uma vez que pode ser colocado facilmente em qualquer local, funcionando autonomamente. A outra grande vantagem é a de não consumir energia fóssil, ou seja, não contribui paras emissões de CO2”.
 
 
Quanto às papeleiras a energia solar, foram colocadas no mesmo dia, na chamada “baixa” de Albufeira, na Av.ª Sá Carneiro e na área envolvente dos Paços do Concelho. Estas papeleiras têm um sistema de compactação, aumentando desta forma a sua capacidade e otimização dos circuitos de recolha. “Podemos dizer que é um equipamento interativo, na medida que nos permite saber do estado em que se encontram, evitando o que ninguém gosta de ver, que são as papeleiras no espaço público a transbordar de embalagens e demais resíduos”, refere o autarca.
 
A autarquia sublinha que a aquisição destes equipamentos, insere-se na sua estratégia de descarbonização. Trata-se de uma solução inovadora e pioneira, na medida em que estes equipamentos são dotados de um módulo de inteligência artificial que informa os serviços municipais, por internet e SMS, sobre a taxa de acumulação de resíduos, mobilidade e estado de funcionamento, entre outros dados.
 
Segundo José Carlos Rolo, o futuro passa pela colocação destes equipamentos em toda a cidade e freguesias do concelho.