Economia

Município de Albufeira investiu mais de 250 mil euros na recuperação de rotundas

 
O Município de Albufeira investiu mais de 250 mil euros na manutenção e recuperação de rotundas em vários pontos do concelho. Futuramente está, também, prevista a abertura de concurso para substituição de azulejos nas rotundas dos Relógios e das Minhocas, bem como a reposição da fibra nas Minhocas.

A mais recente intervenção foi efetuada na rotunda da Esfera Armilar, agora totalmente renovada. Até ao final do mês de setembro irá dar-se início à reparação dos repuxos e fontes na rotunda e Avenida da Marina, bem como à recuperação dos lagos do Jardim Frutuoso da Silva e do cemitério de Vale Pedras, anunciou a autarquia.
 
“Trata-se de um investimento fundamental, quer sob o ponto de vista da segurança rodoviária quer da manutenção e preservação da imagem que pretendemos para o nosso concelho”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. “Assegurar as condições técnicas e de bom funcionamento das rotundas, da fluidez do trânsito e da circulação viária são preocupações constantes do Município, que não se poupa a esforços nesta matéria”, acrescenta José Carlos Rolo.
 
Em comunicado, a autarquia explica que devido a um acidente viário, em 2019, a rotunda dos Golfinhos ficou "gravemente danificada" ao nível das esculturas, projetores, tubagens e repuxos do lago. Para além da reparação e pintura das esculturas, foi necessário executar nova fixação para um dos golfinhos, substituir os projetores danificados, pintar toda a tubagem no lago e interior da casa das máquinas, executar reparações e ajustes nas bombas e colocar o equipamento destinado à desinfeção da água. Pouco tempo depois da obra concluída, um ato de vandalismo obrigou a nova intervenção, desta feita foi necessário reparar dois golfinhos e a respetiva estrutura de sustentação. As duas intervenções custaram aos cofres da autarquia perto de 16 mil euros.
 
No mesmo ano foram efetuadas obras na rotunda da Esfera Armilar que consistiram na reparação e substituição de peças na zona dos repuxos e na casa das máquinas, pintura do lago, tubagens e interior da casa das máquinas, reparações e ajustes nas bombas e colocação de equipamento de desinfeção da água. Recentemente verificou-se que a fixação da esfera armilar, bem como a própria escultura encontravam-se degradadas, apresentando já uma pequena inclinação devido à estrutura de fixação estar muito degradada, com perigo de cair, o que obrigou a uma intervenção urgente na estrutura.