Sociedade

Município de Albufeira lança apelo para que não se abandone animais e apoia associações

 
A Câmara Municipal de Albufeira informa que assinou esta semana protocolos de colaboração com três associações que operam no concelho, com vista ao cumprimento dos direitos e bem-estar dos animais.

 
Conforme explica a autarquia em nota enviada à imprensa um desses protocolos foi com a AGA – Associação dos Amigos dos Gatos do Algarve, no valor de 10 mil euros e com uma vigência de um ano, renovável, como tem vindo a acontecer. A AGA é uma associação de Albufeira sem fins lucrativos que se dedica à recolha, tratamento médico veterinário, desparasitação e esterilização de gatos ferais (vivem em colónias) e abandonados, que se encontram no concelho de Albufeira. Presta também presta este apoio a gatos cujos donos não tenham possibilidades financeiras.
 
Acresce que esta associação alberga temporariamente gatos e promove e assegura a adoção dos que foram recolhidos, bem como, dinamiza ações de sensibilização para reconhecimento dos direitos dos animais na comunidade local. Outra das ações, prende-se com a limpeza e higienização dos espaços públicos de alimentação dos gatos abandonados.
 
A AGA tem, de resto, vindo a colaborar com os serviços médicos veterinários do Município e com os serviços do centro de recolha de Albufeira, apoiando na reabilitação e auxílio de alguns desses animais.
 
Outro protocolo assinado, foi com a PATA ATIVA – Associação de Defesa dos Animais e da Natureza de Albufeira, igualmente no valor de 10 mil euros, por um ano. A Pata Ativa é uma associação sem fins lucrativos que tem desenvolvido diversas ações de sensibilização na comunidade local para a necessidade de vacinação, desparasitação, esterilização e bons tratos aos animais. Tem recolhido os que se encontram errantes, em colaboração com o Centro de Bem Estar Animal, estrutura de Município, e promove a reabilitação dos mesmos, para além de realizar diversas ações direcionadas para a adoção. O protocolo prevê também que a Pata Ativa participe nas ações do Município relacionadas com a promoção dos direitos e bemestar dos animais, assim como em ações ambientais e de saúde pública. Outra das cláusulas deste protocolo é a auscultação desta associação aquando de medidas tomadas pelo Município nesta matéria. 
 
A PRAVI - Projeto de Apoio a Vítimas Indefesas, é outra das associações que firmou protocolo com o Município, também no valor de 10 mil euros, para as atividades de um ano. Esta associação compromete-se a conceber e realizar, sob a sua responsabilidade, anualmente, um programa destinado à prossecução das suas atividades, as quais se prendem com a recolha e tratamento médico veterinário, vacinação, desparasitação, identificação e esterilização, promoção de adoção responsável de animais errantes, abandonados e de animais detidos por famílias de baixos rendimentos económicos residentes no concelho de Albufeira. Compete ainda a esta associação, atender a casos que venham a ser sinalizados pelo Município.
 
Para o presidente da Autarquia, “com estes apoios para o exercício das atividades destas associações, bem como com a colaboração e abertura do Município, já podemos dar uma resposta cabal às necessidades dos animais”. José Carlos Rolo sublinha que “ainda há muito a fazer nesta matéria, nomeadamente quanto à sensibilização para os seus direitos” e que tratando-se de uma questão de “saúde pública, é também de cidadania”. José Carlos Rolo lança ainda um apelo: que a pandemia que se vive não seja motivo para “nos separamos daqueles que vivem para o nosso bem e que dizem do nosso equilíbrio no planeta”.