Sociedade

Município de Albufeira prevê instalar até ao final do ano vários postos de carregamento de veículos elétricos no concelho

O Município de Albufeira anunciou que foi instalado mais um equipamento no concelho, que permite recarregar um veículo de cada vez, demorando 30 a 60 minutos, (em função do estado de carga do veículo, destino da viagem e condições climatéricas e de saúde da bateria).

PUB
Em comunicado, a autarquia explica que o novo posto de carregamento em Vale Paraíso, possui três tipos de ficha, de modo a adaptar-se a qualquer veículo elétrico (CHAdeMO, CCS2 e Tipo 2), podendo ser utilizado por todos, desde que o proprietário da viatura detenha contrato válido com uma empresa comercializadora de energia para a mobilidade elétrica (CEME). 
 
Este novo equipamento faz parte da rede pública de postos de carregamento de veículos elétricos do concelho de Albufeira, projeto que envolve um investimento global no valor aproximado dos 125 mil euros, a que acrescem os custos de energia de todos os equipamentos instalados na via pública na ordem dos 15 mil euros ao ano.
 
Atualmente, para além do Posto de Vale Paraíso, encontram-se em funcionamento três postos de carregamento normal (2 tomadas tipo 2 de 22 Kw cada): um no Parque de estacionamento da Rua do Município, outro na Rua Manuel Bentes Júnior, junto ao Parque de Estacionamento P1, e o terceiro na Rua Manuel Teixeira Gomes, na Corcovada.
 
Até ao final do ano, o Município espera que sejam instalados mais sete postos de carregamento normal, de forma a abranger todas as freguesias do concelho. Os equipamentos irão ser instalados na Avenida Infante D. Henrique (Albufeira), Rua Maria Teresa Azevedo (Albufeira), Rua 25 de Abril (Olhos de Água), Avenida 12 de Julho (Ferreiras), Rua das Escolas (Paderne), Rua do Mercado (Guia) e Rua do Barlavento, nos Salgados (Albufeira).
 
Para concluir a rede, falta, ainda, instalar um posto de carregamento normal na Alameda da Orada, na Marina de Albufeira, equipamento, que à semelhança do posto da Corcovada, resulta do protocolo de colaboração institucional que o Município firmou com o Instituto do Turismo de Portugal, a MOBI.E,S.A. (entidade gestora da rede de mobilidade elétrica), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóvel sem Condutor (ARAC), com vista à promoção da mobilidade elétrica na região. 
 
O acordo prevê que a Câmara Municipal de Albufeira, juntamente com os restantes municípios do Algarve, implementem uma rede de carregamento de veículos elétricos e promovam apoios e isenções temporárias de pagamento no carregamento e no estacionamento durante a fase piloto do projeto.