Sociedade

Município de Albufeira substitui herbicidas por sistema não poluente

 
 
 
O Município de Albufeira quer deixar de utilizar herbicidas e para isso tem uma monda térmica, a qual funciona com água a uma temperatura de 120º.

 
Durante o confinamento imposto pela pandemia, os técnicos que a utilizam estiveram impedidos de limpar as áreas verdes do concelho, mas agora, a autarquia diz em nota de imprensa, que já o podem fazer e já circulam pelo concelho. José Carlos Rolo acompanhou a equipa neste regresso e também andou a limpar as ervas. “É Importante reduzir a pegada ecológica e todos temos que fazer por isso”, salienta o autarca.
 
Conforme adianta a mesma nota, esta tecnologia está patenteada e baseia-se na utilização de água aquecida a elevada temperatura (aproximadamente 120ºC), que após contacto com a vegetação, destrói o tecido celular e o sistema radicular. Pelo facto de cozer as sementes, impede o seu processo de germinação, permitindo que o Município de Albufeira deixe de aplicar herbicidas químicos.
 
Esta máquina está a operar em diversas ruas da cidade, bem como nas freguesias. Para José Carlos Rolo, “a utilização deste equipamento é uma mais valia para os trabalhos de manutenção ambiental no concelho, inserindo-se na nossa estratégia de redução das emissões atmosféricas. Estamos satisfeitos, pois garantenos uma melhor prática com vista à maximização da sustentabilidade ambiental”.
 
É ainda intenção do Município aderir em breve à campanha "autarquias sem glifosato" da associação ambientalista Quercus, comprometendo-se a abandonar o uso de quaisquer herbicidas à base da substância 'glifosato'. Enquanto isso, o Município espera para breve a colocação de relógios à entrada de algumas praias com a indicação dos raios ultravioletas do dia, contendo diversas escalas.
 
Emídio Santos