Sociedade

Município de Alcoutim garante apoio a seniores e a jovens atletas do concelho

Foto - CM Alcoutim
Foto - CM Alcoutim  
A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou um protocolo de cooperação com a Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Arte dos Balurcos, que prevê uma comparticipação financeira no valor de 91.000,00 euros.

PUB

Em comunicado enviado ao Algarve Primeiro lê-se que, o acordo de colaboração tem como objetivo a atribuição de apoio financeiro destinado a fazer face às despesas de funcionamento do Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário dos Balurcos, que presta apoio à população sénior e em situação de maior vulnerabilidade do concelho.

Com esta medida, «o Município de Alcoutim reafirma o seu compromisso com o reforço da rede de apoio social local, reconhecendo o papel essencial desempenhado pela Associação dos Balurcos na promoção do bem-estar, da dignidade e da qualidade de vida dos seus utentes», destaca a publicação.

Reconhecendo a importância de garantir cuidados de saúde adequados aos utentes do Lar, a Câmara Municipal aprovou também um protocolo de cooperação entre o Município, a associação e um médico, que por sua vez se compromete a assegurar o acompanhamento clínico regular dos utentes da instituição.

No mesmo comunicado, a autarquia sublinha a aposta numa política de proximidade e cooperação com as instituições locais.

“Este protocolo traduz o reconhecimento do trabalho imprescindível que a Associação dos Balurcos desenvolve diariamente junto da nossa população mais idosa e vulnerável. O apoio financeiro agora aprovado é fundamental para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados, reforçando o compromisso do Município de Alcoutim com a coesão social e o bem-estar da comunidade.”, refere o presidente da autarquia, Paulo Paulino.

Na mesma reunião de Câmara foi aprovada a atribuição de duas comparticipações financeiras no valor de 35 mil euros e 9 mil euros, a conceder, respetivamente, ao Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA) e ao Clube de Karaté de Alcoutim e Martim Longo.

As verbas destinam-se a apoiar os planos de atividades das duas instituições para 2026, permitindo a continuidade e o desenvolvimento do trabalho que ambas têm vindo a realizar no âmbito da promoção da prática desportiva no concelho.

O autarca sublinha a importância destes apoios, afirmando que “o Município reconhece o papel fundamental que o movimento associativo desportivo desempenha na formação dos jovens, na promoção de estilos de vida saudáveis e na dinamização do território". Estes apoios são um investimento nas pessoas e no futuro do concelho”.

O Município destaca os «excelentes resultados alcançados» pelos atletas de ambas as instituições, em particular na modalidade de canoagem, no caso do Grupo Desportivo de Alcoutim, que tem contribuído para elevar o nome do concelho a nível nacional.

Salienta ainda o contributo destas modalidades na ocupação saudável dos tempos livres das camadas mais jovens da população. «As instituições têm desenvolvido um trabalho meritório e consistente na promoção do desporto, da saúde e do bem-estar da comunidade local», evidencia o comunicado da autarquia.