Ambiente

Município de Aljezur implementa sinalética da Rota da Costa Atlântica - Eurovelo 1 no concelho

 
Com este investimento, o município de Aljezur pretende facilitar a orientação dos amantes da modalidade nas etapas que atravessam este concelho.

Em nota de imprensa, a autarquia explicita que, a Rota da Costa Atlântica - Eurovelo 1 percorre toda a costa portuguesa de sul a norte do país. Esta rota, liga a região Norueguesa de Nordkap passando por países como a Inglaterra, Irlanda, França e Espanha, num total de 9.000 km até Portugal, sendo que o traçado no território nacional percorre toda a Costa Atlântica portuguesa desde Vila Real de Santo António até Caminha e é composta por 18 secções.
 
Atravessam o concelho de Aljezur a secção n.º 4-Sagres/Aljezur e a secção n.º 5-Aljezur/Vila Nova de Milfontes, passando por vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo, como é o caso do Pontal da Carrapateira, Museu do mar e da terra da Carrapateira e as vilas de Aljezur e Odeceixe, acrescenta a mesma fonte.
 
Segundo a mesma fonte, trata-se de uma iniciativa alinhada com a estratégia de valorização dos recursos endógenos, apostando na fruição dos recursos únicos deste território de um modo sustentado, enquadrando-se nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS):11 – Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; 13 – Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos; 15 – Proteger, restaurar e promover os ecossistemas terrestres, combater a desertificação.