De acordo com comunicado da Câmara de Aljezur, após a visita à obra, foi realizada uma reunião de trabalho nas instalações da Junta de Freguesia de Odeceixe, com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Gonçalves, dos Vereadores António Carvalho (PS) e Manuel Marreiros (Renascer), da Associação de Regantes do Mira, dos presidentes das Juntas de Freguesia de Odeceixe, Rogil e Aljezur e das associações locais: AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, APBDA - Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur e AAPPAM- Associação dos Agricultores e Proprietários do Perímetro Agrícola do Mira.
Durante o encontro, a AB Mira assumiu a responsabilidade por uma avaria pontual no sistema central, que originou quebras temporárias na distribuição de água. A situação, segundo a associação, ficou a dever-se, essencialmente, à baixa de níveis do caudal do canal, pelo que houve necessidade de recorrer a bombagem de água para repor a situação - considerada esporádica, lê-se no comunicado.
“Ao longo de todo o processo, acompanhámos de perto a execução da obra, atentos ao impacto que esta teria para os agricultores do concelho de Aljezur. Foi precisamente por estarmos presentes e atentos, e perante relatos de irregularidades e preocupações crescentes no terreno, que agimos de forma determinada”, destacou o autarca de Aljezur, José Gonçalves.
Segundo o Município, o sistema encontra-se em fase de recuperação, «prevendo-se o seu pleno funcionamento muito em breve, estando já estabilizado o fornecimento de água e confirmada a capacidade de resposta às necessidades dos agricultores locais para a presente temporada agrícola».
A autarquia reforça que «a reunião foi de extrema importância para todos os que vivem e trabalham no território», promovendo o encontro com todas as associações envolvidas, prometendo acompanhar o evoluir da obra, de forma a garantir o fornecimento de água.