Sociedade

Município de Aljezur promove atividades de educação ambiental com escolas do concelho

 
Em nota de imprensa, o Município de Aljezur informa que, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aljezur, está a desenvolver diversas atividades de educação ambiental dirigidas a alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, desde o dia 4 de fevereiro prolongando-se até 8 de maio.

 
A mesma nota avança que as atividades estão a decorrer em três ecossistemas distintos: zona costeira, matos e dunas e floresta autóctone.
 
O projeto “Aljezur - a nossa natureza”, apresentado pelo Município, está a ser dinamizado por Nuno Filipe Simões Barros, Biólogo Marinho e Sara Calazans - Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta.
 
As atividades propostas centram-se na riqueza paisagística do Concelho de Aljezur e no despertar de uma capacidade crítica e consciência ecológica e ambiental, por parte dos mais novos, sendo este o mote para trabalhar diversos temas, dos quais se destacam: a riqueza de ecossistemas e biodiversidade locais, a identificação de ameaças e riscos ambientais, o contacto sensorial com o meio natural e o desenvolvimento de afetos pelo meio envolvente.
 
O objetivo destas ações, segundo a mesma fonte, passa por contribuir para a formação de pessoas informadas e sensibilizadas relativamente às especificidades naturais do meio envolvente e desenvolver um sentimento de respeito e afeto pelo património naturais.