De acordo com a autarquia, a iniciativa tem como objetivo "contribuir para um Natal mais confortável e feliz", integrada num conjunto de iniciativas, que lhe têm valido a distinção de “Autarquia + Familiarmente Responsável” durante anos consecutivos.
Esta iniciativa "pretende ainda promover uma maior justiça social e representar um grande conforto para as famílias mais desfavorecidas economicamente, incluindo produtos alimentares de primeira necessidade, selecionados com a preocupação de se integrarem numa alimentação e estilo de vida mais saudáveis, além de outros ingredientes indispensáveis para se cumprirem as tradições da consoada", adianta nota do Município.
A distribuição dos cabazes foi realizada em parceria com as Juntas de Freguesia de Castro Marim, Altura, Azinhal e Odeleite, que para além de irem de porta em porta, colaboram com a ação social do Município na identificação daqueles que mais precisam.
Acompanha o cabaz uma vela, em forma de estrela da Cáritas Portuguesa, no âmbito da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, que pretende "iluminar o Natal a quem mais precisa", conclui o documento.