Em comunicado, a autarquia explica que depois da concretização da primeira fase, com a criação de três percursos em Santa Bárbara de Nexe, "esta nova etapa contempla a marcação de trilhos em Estoi (Azinheiro e Bemposta), Montenegro e na cidade de Faro, com sinalética para o efeito, alargando assim a rede municipal de percursos acessíveis à população e visitantes".
Segundo adianta o comunicado, este conjunto de projetos, já em implementação pelos serviços municipais, "tornou-se possível graças ao apoio orçamental do Orçamento Participativo de Faro".
A execução da obra está a cargo da Floema, "empresa de reconhecida reputação nacional na área da valorização de espaços naturais e turísticos, garantindo a qualidade técnica e a sustentabilidade dos trabalhos a desenvolver", adianta o documento.
Concluída esta etapa, seguir-se-á uma terceira fase, a executar em parceria com a Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, que permitirá a marcação e homologação de duas ligações à Via Algarviana, através dos concelhos vizinhos de Loulé e São Brás de Alportel.
Com a implementação de todas as fases previstas, o concelho de Faro passará a dispor de mais de 100 quilómetros de percursos pedestres, sendo um dos concelhos com maior quilometragem de percursos sinalizados na região do Algarve.