Cultura

Município de Faro aprova acordo de cooperação com a ACTA

Foto|D.R (ACTA)
Foto|D.R (ACTA)  
O Município de Faro aprovou a celebração de um acordo de cooperação para o desenvolvimento cultural com a ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve.

A autarquia esclarece em comunicado, que a proposta apresentada salienta a importância da companhia de teatro, nomeadamente no que toca à promoção da cidadania e do teatro, destacando que as experiências artísticas «são fatores fundamentais para a formação».
 
O Município entende que o «projeto desenhado» pela ACTA, em execução, «é uma importante mais-valia» e nesse sentido, a proposta foi aprovada por unanimidade.
 
A Câmara recorda que foi tornado público, que a companhia de teatro ficou de fora do financiamento do Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes (DGArtes), situação que coloca graves entraves ao seu normal funcionamento.
 
O presidente do Município, Rogério Bacalhau, considerou “lamentável o que se passou” tendo enviado missivas, quer à DGArtes, quer ao Ministro da Cultura, destacando a importância do trabalho da ACTA, “numa região que carecia de produção cultural profissional de qualidade” e onde, no presente, “é reconhecida como uma das principais instituições culturais do Algarve”, que, com o seu trabalho fez “transbordar positiva e rapidamente para toda a região este espírito e a sua capacidade de iniciativa e a entrar num fundamental circuito de circulação nacional, contando, ainda, com relevantes participações internacionais” e levando “a cultura nacional e algarvia a vastos públicos nacionais e estrangeiros”.
 
O autarca afirmou que a autarquia tudo fará para continuar a apoiar a ACTA, para garantir a abertura do Teatro Lethes, sede da companhia e membro da Rota Europeia de Teatros Históricos, ainda que possam ter de se fazer ajustes na programação, face à diminuição de recursos financeiros.