Sociedade

Município de Faro avança com projeto-piloto de bem-estar animal

É em cooperação com a União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), a Polícia de Segurança Pública, a Fundação Vítor Reis Morais e a Associação Cabana da Meia Noite, que a Câmara Municipal de Faro arranca com um projeto-piloto, tendo em vista a promoção do bem-estar animal, envolvendo núcleos habitacionais que registam debilidades sociais.

PUB
Numa fase inicial, o projeto irá centrar-se sobre a comunidade da Horta da Areia, procurando sensibilizar as famílias residentes, bem como a comunidade em geral, para a esterilização, identificação eletrónica, registo e vacinação antirrábica dos seus animais, precavendo a ocorrência de maus tratos e abandono animal.
 
Este projeto, tem também como objetivo informar todos os moradores quanto às suas obrigações face à posse de animais de companhia e à criminalização dos maus tratos.
 
Ainda em nota de imprensa, o Município de Faro diz querer alargar este projeto para outras áreas do concelho, pois acredita que o mesmo terá bastante adesão.
 
Posto isto, o município regista no mesmo documento, que tem vindo a adotar medidas para uma maior proteção dos animais, como “a realização de projetos de captura, esterilização e devolução com excelentes resultados”, tendo sido dos primeiros no país a proibir espetáculos circenses em zona pública com animais em cativeiro, assim como outros eventos que acarretem o sofrimento animal.