Sociedade

Município de Faro entregou quatro bicicletas elétricas à Unidade de Saúde Familiar Ossónoba num «projeto inédito no País»

O Presidente da Câmara Municipal de Faro procedeu esta sexta-feira à entrega de quatro bicicletas elétricas à Unidade de Saúde Familiar (USF) Ossónoba, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central.

PUB
 
Com este investimento, avaliado em cerca de 4.515,00 euros, a autarquia refere que o objetivo é que os profissionais de saúde afetos àquela unidade "possam passar a usar este meio de transporte nas saídas para apoios domiciliários a doentes do concelho".
 
Paralelamente, o Município cedeu ainda uma viatura automóvel para estar ao serviço da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve. 
 
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, este serviço de apoio domiciliário já fazia «uma média de 380 visitas por mês», sendo a maior parte na cidade de Faro. «No entanto, as viaturas que existiam tinham de ser partilhadas entre todas as unidades e muitos profissionais até já usavam as suas próprias bicicletas para fazer estas deslocações domiciliárias», referiu o autarca. Com as novas viaturas, que foram escolhidas pelo próprio serviço, «o número de visitas poderá chegar às 700».
 
Também Sílvia Cabrita, diretora executiva do ACeS Central, garante que este é um projeto «inovador» na região e no País e que «foi acolhido com muito entusiasmo» pela equipa da USF, constituída por seis médicos e seis enfermeiros. «Nesta fase, os cuidados de saúde são muito importantes e com este apoio, podemos evitar que as pessoas se desloquem tanto ao centro de saúde, o que também é um objetivo», destacou. Já a partir da próxima semana, as bicicletas vão começar a ser usadas pelas equipas da USF Ossónoba.
 
O Presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda para visitar o Pavilhão Municipal da Penha, onde já foram instaladas 50 camas para resposta de retaguarda às comunidades, que visam, caso exista essa necessidade, aliviar as unidades de saúde. Estão também a ser instaladas outras 50 camas no ginásio-sede do Sporting Clube Farense com o mesmo fim. O investimento municipal realizado para o efeito foi de cerca de 20.910,00 euros. Também na operação de adaptação do Pavilhão do Farense, o Município contribuiu com cerca de 1.100 euros em material e arranjo diversos nos balneários.
 
O Presidente da Câmara Rogério Bacalhau, acompanhado do Vereador com o pelouro do Desenvolvimento Social, Carlos Baía, procedeu ainda, esta sexta-feira, à entrega de equipamentos de proteção individual à Santa Casa da Misericórdia de Faro, tendo-se seguido várias outras instituições como a ERPI Semear Afetos, a Casa de Santa Isabel, o Refúgio Aboim Ascensão, o CASA, a Associação de Proteção à Rapariga e à Família, o MAPS, Banco Alimentar contra a Fome, GATO, Cáritas e outras.
 
AP