Sociedade

Município de Faro quer construir nova escola básica com 3 salas do pré-escolar

 
A proposta de revisão da Carta Educativa do Município de Faro, apresentada pelo Presidente da Câmara, foi aprovada por unanimidade na última reunião de executivo.

Caso o documento venha a ser aprovado na Assembleia Municipal, a autarquia explica em comunicado, que passa a contar com um novo documento de planeamento estratégico de desenvolvimento do sistema educativo do concelho, «que sistematiza as grandes linhas de intervenção e reordenamento da rede escolar, adaptado às novas circunstâncias».
 
Homologado pelo Ministério da Educação desde 27 de março de 2007, o documento foi revisto pela primeira vez em 2012, tendo sido atualizados os dados e redefinidas as medidas de intervenção no parque escolar.
 
O Presidente da Câmara, que detém o pelouro da Educação, refere-se à Carta Educativa 2020 como “um documento estratégico que vai permitir o desenvolvimento do nosso projeto educativo e lançar as bases de um novo ciclo na Educação no nosso território, agora que o Município recebeu um conjunto alargado de competências nesta área”. Para além disto, o autarca diz ser importante considerar outros fatores nesta atualização, como “o alargamento e modernização do nosso parque escolar e a necessidade de ajustar o documento às novas realidades, quer ao nível da política educativa da administração central, quer ao nível das condições socioeconómicas e demográficas do concelho”, defende Rogério Bacalhau.
 
Nesta matéria, a Câmara de Faro sublinha um novo investimento, com a instalação, de uma nova Escola Básica do 1º ciclo, a construir no recinto da Escola EB 2,3 D. Afonso III, que contará com 3 novas salas do pré-escolar e cujo projeto está em fase de conclusão.
 
A Carta Educativa do Concelho de Faro 2020 foi aprovada, por unanimidade, em eunião de 9 de julho do Conselho Municipal de Educação de Faro, tendo o documento sido enviado para a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, para pronúncia, pelo que não houve alterações ao conteúdo apresentado nem apontadas desconformidades, regista o Município.
 
A Carta Educativa 2020 será agora sujeita a deliberação na Assembleia Municipal de Faro.