Sociedade

Município de Faro volta a ser distinguido como «Familiarmente Responsável»

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), reconheceu na 12ª edição, no passado dia 20, 81 municípios portugueses com a bandeira verde de Autarquia Familiarmente Responsável, distinguindo o município de Faro pelo segundo ano consecutivo.

PUB
O galardão visa reconhecer as boas práticas no âmbito das políticas familiares e distinguir os municípios que investem na execução de uma política integrada de apoio à família.
 
Neste contexto, o município de Faro, lembra em comunicado que tem vindo a implementar uma política social familiarmente responsável, destacando a redução do IMI para as famílias numerosas; a aplicação, por parte da Fagar E. M., de uma tarifa familiar para os agregados mais numerosos; a implementação do Cartão ABEM, um programa de acesso gratuito a medicamentos que já chegou a mais de 200 famílias; o sistema municipal de teleassistência que confere mais segurança e conforto às populações mais idosas e geograficamente isoladas ou, ainda, as estruturas criadas para apoiar o envelhecimento ativo da população como o Gabinete de Apoio ao Idoso. 
 
Para Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal, esta distinção deve-se “à política de desenvolvimento social seguida num concelho que muito se preocupa com o bem-estar das famílias e das pessoas mais carenciadas”. E acrescenta: “desde que, em 2013, assumimos a Câmara, existe um compromisso social que vimos fomentando, à medida que as nossas próprias dificuldades vão sendo superadas”. Por conseguinte, “esta bandeira não só reconhece o nosso trabalho mas premeia, acima de tudo, as dinâmicas de trabalho que a rede social do concelho e as instituições que a integram têm sido capazes de implementar. Estamos, evidentemente, muito orgulhosos e gratos a todos os que connosco colaboram no sentido de ajudar as famílias do nosso concelho”, conclui o presidente da autarquia.