Sociedade

Município de Lagoa abre cemitérios, mas com novas regras

Até à próxima terça-feira, 3 de novembro, os cemitérios municipais de Lagoa e Parchal preparam-se para aumentar a segurança, em contexto de pandemia.

PUB
Em comunicado, o município de Lagoa faz saber que, mobilizou recursos internos para zelar pelas visitas aos cemitérios municipais durante o próximo fim-de-semana. O reforço das condições de higiene e de vigilância do cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde, «está assegurado durante o período de 28 de outubro a 3 de novembro», onde se incluem os dias de Todos os Santos e de Finados.
 
Deste modo, os cemitérios municipais de Lagoa vão ter circuitos de passagem definidos para evitar cruzamentos e ajudar a manter as devidas distâncias. Para além dos espaços de circulação, também vão ficar bem sinalizados os pontos de entrada e de saída destes locais. A título de exemplo, a autarquia clarifica que, no caso do Cemitério Municipal de Lagoa, a entrada faz-se pelo portão sul enquanto a saída será pelo portão mais a norte.
 
A edilidade informa ainda que, os cemitérios municipais estarão abertos no horário normal, ou seja, entre as 8:30 horas e as 17:00 horas. Apesar de não estar previsto limites de entrada, o número máximo de visitantes, em simultâneo, em cada um dos talhões é de 5 pessoas. O tempo de permanência de cada pessoa no cemitério não deverá ir além de uma hora, sublinha a mesma fonte.
 
O município lembra que «a máscara é de uso obrigatório também nestes espaços». A necessidade de higienizar as mãos à entrada e saída dos cemitérios, ou a impossibilidade de partilhar objetos (como baldes, regadores, vassouras, panos), são algumas das regras divulgadas em edital publicado pelo município de Lagoa a 27 de outubro.
 
Segundo o mesmo comunicado, o objetivo «é assegurar boas condições a todos os que desejam prestar homenagem aos que já faleceram».