Economia

Município de Lagoa apoiou IPSS´s em mais de um milhão de euros em 2020

O Município de Lagoa apoiou em 2020, diferentes instituições sociais sediadas no concelho num valor contabilizado em 1 023 872,02 euros.

PUB
Ao abrigo de protocolos celebrados com cada uma das 11 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, também no âmbito dos Gabinetes de Apoio Social de Proximidade Integrado (GASP) criados em 6 localidades, ou ainda enquadrado pelo apoio extraordinário de resposta ao contexto da pandemia covid-19, os apoios do Município "desdobraram-se em diferentes formatos de modo a responder às múltiplas e diferenciadas necessidades que se multiplicaram ao longo do ano de 2020", assinala a autarquia em comunicado.
 
Especificamente, o valor do apoio concedido às 11 IPSS apoiadas por protocolo ascendeu a 820 mil euros.
 
O Centro de Apoio Social de Porches (CASP), o Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo (CAIF), o Centro de Apoio Social de Carvoeiro (CASC), a ACD CHE Lagoense, a ADR Quinta S. Pedro, o Centro Popular Lagoa, a Santa Casa da Misericórdia de Estômbar, o Centro Paroquial de Estômbar, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima-Lagoa (APAV), a Cooperativa de Reeducação e Apoio Excecional à Criança-Lagoa (CRACEP) e a Associação Pró-Partilha, foram as instituições beneficiadas.
 
Por seu lado, pelos 6 Gabinetes de Apoio Social de Proximidade Integrados (GASP) foram distribuídos 48 mil euros que permitiram fazer face "a problemas prementes identificados" em cada um dos lugares do concelho de Lagoa.
 
Conforme explica a edilidade, os GASP são uma resposta de proximidade do Município em cooperação com IPSS´s, tais como a ACD Che Lagoense, o Centro de Apoio Social de Carvoeiro, a Santa Casa da Misericórdia, o Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo, a ADR – Centro Cultural e Social da Quinta de S. Pedro, bem como o Centro de Apoio Social de Porches, para garantir a intervenção célere e adequada as necessidades locais.
 
O Município de Lagoa diz ter atendido ainda, durante o ano passado, a dificuldades geradas pelo contexto de pandemia Covid-19, reforçando os protocolos celebrados com as IPSS´s com 130 mil euros e mais 25 mil euros em apoios direcionados para casos de carência.