Arrancou esta segunda feira, uma campanha especial de limpeza e desinfeção dos espaços públicos do concelho de Lagoa, que se prolonga, pelo menos pelo próximo mês.
Em comunicado o Município de Lagoa diz ter adquirido um produto biocida "devidamente certificado" para desinfeção do espaço público, "tratando-se de um desinfetante de amplo espectro, ecológico e de eficiência garantida, que segue as recomendações da Direção Geral de Saúde para a prevenção do contágio e disseminação do COVID-19".
Esta campanha especial de limpeza e desinfeção no concelho incide principalmente nos locais de deposição de lixo, e respetivas zonas de contacto de utilizadores, como pegas e tampas, de forma a minimizar o risco de potenciais focos de contaminação. Vão também ser limpos e desinfetados outros equipamentos e espaços públicos, como ruas e algum mobiliário urbano, garante a edilidade.
Os custos desta operação situam-se nos 18.400,00€ (dezoito mil e quatrocentos euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor. A este serviço contratado, o Município de Lagoa diz estar a juntar outros recursos da sua responsabilidade, e ainda alguns eventuais meios gentilmente colocados à disposição para este efeito, por um empresário residente no concelho.
O presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, admitiu, entretanto, a possibilidade de prolongar o período previsto para a aplicação deste produto desinfetante, que reúne as características de virucida, bactericida e fungicida, caso venha a verificar-se essa necessidade.