Celebrado anualmente desde 2009, o Dia do Enoturismo visa essencialmente promover eventos e iniciativas desenvolvidas pelos territórios vitivinícolas e o Município de Lagoa irá associar-se às comemorações.
Assim no próximo dia 7 de novembro, sábado, poderá conhecer algumas das experiências enoturísticas que os produtores do concelho de Lagoa oferecem ao longo de todo o ano, conhecer quintas e adegas, contemplar a paisagem vinícola em meios de transporte turísticos e degustar a gastronomia e vinhos locais.
Nestas comemorações, o Município de Lagoa lança uma nova iniciativa de promoção dos vinhos no "Lagoa Wine Experiences". Nesta primeira experiência os participantes visitam 3 diferentes produtores de vinho, segundo informou a autarquia em comunicado.
O primeiro local de visita será a Adega Cooperativa do Algarve, as portas de uma das mais antigas cooperativas de Portugal estarão abertas para conhecer um dos símbolos da história do vinho na região do Algarve. Deste produtor terá inicío um percurso em tuk tuk até à Quinta da Palmeirinha, "onde se encontra, possivelmente, a casta Negra Mole mais velha do Algarve", refere a mesma fonte. Nesta propriedade histórica será servido um almoço completo com produtos regionais.
Segue-se uma visita ao produtor Morgado do Quintão, um projeto onde o processo de vinificação respeita um método com mais de 300 anos de execução e os conhecimentos vinícolas dos participantes serão colocados à prova.
Em todas as propriedades haverá lugar a experiências enoturísticas e a prova de vinho do produtor anfitrião. Mais informações em
[email protected]