Sociedade

Município de Lagoa e APA visitaram praias e definem gestão de projetos

Em comunicado, a autarquia faz saber que, os presidentes da Câmara Municipal de Lagoa e da Agência Portuguesa do Ambiente, (APA) visitaram durante a manhã desta sexta feira, as praias da Marinha, de Benagil e de Ferragudo.

PUB
Luís Encarnação acompanhado pelo vereador Jorge Pardal, responsável pelo pelouro das praias e orla marítima, e Nuno Lacasta coadjuvado por Pedro Coelho, chefe da Divisão de Planeamento e Informação da Administração da Região Hidrográfica do Algarve da APA, observaram “in loco” os desafios de gestão do território «excecionalmente ocupado» nesta altura do ano.
 
A visita efetuada à Praia da Marinha teve como objetivo a análise e verificação da obra a cargo do Município que visa condicionar o acesso de viaturas às falésias e garantir a preservação do património natural do local.
 
Por sua vez, a visita a Benagil permitiu confirmar «o estado caótico da praia resultante do excesso de procura de visitas à Gruta de Benagil». 
 
No local, Luís Encarnação, presidente do Município, afirmou a sua vontade de submeter à APA, logo após este verão de 2020, «uma proposta de regime excecional de acesso à gruta de Benagil». No caso desta área vir a ser categorizada como área protegida será possível melhorar a gestão e o controlo das visitas, permitindo uma maior preservação deste património natural do concelho de Lagoa», sublinhou.
 
O périplo foi concluído em Ferragudo, com a presença de Luís Veríssimo, presidente da Junta de Freguesia, onde os dois autarcas tiveram a oportunidade de expor a posição da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia de Ferragudo relativamente ao projeto de deposição de areias nas Praias do Molhe e Pintadinho, do alargamento do canal de navegação do Rio Arade e da intervenção na Praia da Angrinha, e consideraram que «esse projeto não serve os interesses ambientais, patrimoniais e económicos do concelho de Lagoa», lê-se no mesmo comunicado.