Em comunicado, a Câmara Municipal de Lagoa anota que, aderiu uma vez mais, às comemorações nacionais do Dia Municipal para a Igualdade que teve lugar a 24 de outubro, promovendo iniciativas que pretendem alertar e sensibilizar para a igualdade e cidadania.
O programa deste ano integrou ações que tinham como objetivo promover, sensibilizar e explorar, junto das camadas mais jovens, os diversos contextos de vida, onde a discriminação em função do género acontece, nomeadamente na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, nos contextos de poder e de tomada de decisão e em casos de violência e assédio.
Assim a autarquia explica que os estudantes do 9º ano e secundário dos Agrupamento de Escolas Rio Arade e Padre António Martins de Oliveira da rede pública e a escola privada sedeada no concelho Nobel Internacional School, assistiram à apresentação do projeto “Desafiar Estereótipos” com a participação especial da cantora Ana Bacalhau.
Através de um livro, de uma performance teatral e de temas musicados pela cantora, os jovens refletiram e debateram sobre diversos conceitos associados ao tema da Igualdade: estereótipos de género, usos do tempo, papéis de género, androcentrismo, empoderamento, capacitação, assédio sexual, entre outros. Esta iniciativa do Município de Lagoa com a Betweien, contou com a participação de mais de 500 estudantes do concelho.
Os livros do projeto “Desafiar Estereótipos” foram posteriormente oferecidos pela Vereadora do pelouro, Ana Martins, às Bibliotecas Escolares do concelho, para que possa ser disseminada a mensagem e realizadas as atividades propostas em contexto escolar. Ficaram também disponíveis exemplares na Biblioteca Municipal de Lagoa, com o intuito de sensibilizar também a comunidade em geral para a problemática.