Sociedade

Município de Lagoa mantém o apoio a estudantes no ano letivo 2022/2023

 
À semelhança dos anos anteriores, o Município de Lagoa garante que irá oferecer o material escolar e os cadernos de fichas aos estudantes da rede publica do pré-escolar e do 1º ciclo, distribuir vouchers de 25 euros cada aos alunos do 2º, 3º ciclos e ensino secundário, bem como o transporte escolar a todos os estudantes desde o pré-escolar até ao ensino secundário, residentes no concelho, e aos estudantes-atletas que integram o projeto UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento, mesmo que residentes nos concelhos limítrofes

Em comunicado, o município explica que irá adquirir os cadernos de fichas para todos os alunos do 1º ciclo, oferecendo-os às escolas para, posteriormente, estas distribuírem pelos alunos, evitando o reembolso que existiam no passado recente. Os cadernos de fichas serão comprados tendo em conta os livros adotados por cada um dos agrupamentos da rede pública e, tanto o material como os cadernos de fichas, chegarão a cada uma das escolas no início do ano letivo.
 
Os vouchers que serão distribuídos pelos estudantes do 2º, 3º ciclos e do ensino secundário serão entregues no início do ano letivo, com a colaboração dos agrupamentos de escolas. Estes vouchers poderão ser trocados por material escolar até 31 de dezembro de 2022, nas papelarias do concelho aderentes, que serão anunciadas em breve.
 
A distribuição dos vouchers tem também como objetivo ajudar o comércio local, uma vez que só poderão aderir a esta campanha papelarias sedeadas no concelho de Lagoa.
 
A autarquia fala de um pacote de medidas que visa ajudar as famílias, num período em que lhes é exigido um esforço financeiro suplementar, no início de cada ano letivo.
 
“O início de cada ano letivo é sempre um período em que as famílias são obrigadas a realizar um maior esforço financeiro para comprar os livros e materiais escolares. Com estas medidas o município contribui para que todas as crianças e jovens iniciem o ano letivo com o material necessário”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.