No concelho de Lagoa vão continuar encerrados os equipamentos municipais e cancelados todos os eventos culturais e desportivos, incluindo as comemorações do 25 de abril.
O prolongamento até 30 de abril de 2020 do estado de alerta, previsto no Plano de Contingência em vigor, foi decidido em reunião do grupo operacional municipal - GOM- esta segunda feira, 23 de março, confirmou a autarquia em comunicado.
Neste período Lagoa implementa estratégias de resposta em função das previsões da evolução da pandemia COVID-19, tendo preparado dois pavilhões polidesportivos das escolas do Agrupamento ESPAMOL e o pavilhão Municipal Jacinto Correia, para apoiar voluntários que vão ajudar quem mais precisa.
A campanha de limpeza urbana com aplicação de produtos certificados para desinfeção já está em curso no concelho, sendo outra das ações de combate à propagação do vírus.
Da cooperação entre autarquias e autoridades regionais e locais de saúde a Câmara de Lagoa, destaca a abertura em Silves, de um centro de recolha de amostras para análise de suspeitas de COVID 19. Destina-se aos utentes dos concelhos de Lagoa e Silves e espera-se que comece a funcionar ainda durante esta semana (provavelmente esta quarta-feira, dia 25 de março).
Na mesma reunião os responsáveis elogiaram a resposta da comunidade lagoense aos apelos das autoridades para ficar em casa. Consideraram ainda que da continuação desta corresponsabilização de todos/as depende, em grande parte, o evoluir da situação de saúde pública.