Sociedade

Município de Lagoa promoveu "Encontro de Boas Práticas" no arranque de mais um ano letivo

A Câmara Municipal de Lagoa e os Agrupamentos de Escolas do Município – ESPAMOL e Rio Arade – organizaram no passado dia 10 de setembro o 1º Encontro de Boas Práticas dos Agrupamentos de Escolas de Lagoa.

PUB
 
Participaram na sessão de abertura a Vereadora Ana Martins, o Diretor do Agrupamento Rio Arade, Luís Varela, a Diretora do Agrupamento ESPAMOL, Emília Vicente e o Representante do Projeto Aprender+ da Universidade do Algarve, Vítor Gamboa. Assistiram e colaboraram cerca de 300 professores e educadores dos agrupamentos nas dinâmicas das atividades propostas.
 
A iniciativa, que consistiu proporcionar um momento de partilha de experiências pedagógicas entre os docentes e outros profissionais dos agrupamentos, contou com um total de 12 propostas de mais de 20 professores, educadores e psicóloga, com projetos e atividades desde o pré-escolar até ao ensino secundário, das mais diversas áreas. 
 
Segundo define nota do Município, ao longo das apresentações "destacaram-se diversos aspetos de relevância associados ao processo de ensino-aprendizagem, que poderão ser determinantes no Aprender e no Ser das crianças, como a importância do trabalho cooperativo, da proximidade relacional e colaborativa, e até mesmo dos recursos utilizados".
 
No que diz respeito a este aspeto, a autarquia destaca a utilização das ferramentas digitais e das Tecnologias de Informação e Comunicação, mas também a valorização dos recursos mais tradicionais utilizados de forma mais criativa e inovadora. 
 
Foi desta forma que o Município proporcionou uma experiência de partilha que espera repetir no próximo ano letivo, num encontro que enquadra-se no projeto Aprender + Ambientes Educadores Inovadores.