Nos dias 21 e 22 de março o "Ventania - Festival de Artes Performativas do Barlavento" estará no concelho de Lagoa onde irá realizar três atividades.
Em nota enviada à imprensa, a autarquia adianta que no dia 21 de março, será apresentado no Mercado Municipal de Lagoa, pelas 10h00 "O Grande Embrulho", um ação de ecologia ambiental com recurso a dinâmicas de circo contemporâneo. A apresentação é gratuita e indicada para maiores de 3 anos.
Dia 22 de março o "Ventania" leva ao Auditório do Forte de Nossa Senhora de Encarnação, em Carvoeiro, pelas 16h00 o espetáculo de teatro e música "Tome e Embrulhe" com entrada gratuita.
As atividades encerram pelas 18h00 no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, com a obra "Sinfonia Nº7 de Jorge Salgueiro – Ritual de Evocação dos Elementos", em estreia mundial com a Ventania Orquestra e ainda a participação especial do Coro Infantil da AE ESPAMOL & Algarve Grupo de Percussão.
Os bilhetes para este espetáculo têm um custo de 5 euros para adultos (20% desconto c/ passaporte cultural e cartão Lagoa Social) e 3 euros para crianças até aos 12 anos (inclui o transporte Auditório-Carvoeiro-Auditório), e poderão ser adquiridos nos locais habituais ou por via online em: https://ticketline.sapo.pt/evento/fest-artes-perf-sinf-n-7-jorge-salgueiro-ve-49567
O "Ventania - Festival de Artes Performativas do Barlavento" é um projeto promovido pelo Teatro Experimental de Lagos no âmbito do programa cultural 365 Algarve, Região de Turismo do Algarve, em parceria com o Município de Lagoa, Portimão, Lagos e Vila do Bispo e Direção Regional de Cultura do Algarve.
Para esta estreia, a Câmara de Lagoa, explica que foi criada a Ventania Orquestra, "projeto único de cidadania & democracia, de formação sinfónica, com cordas, sopros e percussão", destinado a músicos profissionais e pré-profissionais, preferencialmente residentes no Algarve, que estarão em residência artística de 19 a 22 de março no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.
Com produção d'O Corvo e da Raposa Associação Cultural, o Ventania Orquestra, conta em Lagoa com os apoios da Águas do Algarve SA, Agrupamento de Escolas ESPAMOL, Sociedade Filarmónica Silvense e do Conservatório de Música de Loulé.