Ambiente

Município de Lagos alcança melhor classificação a nível regional com projeto ECOXXI

 
Com uma pontuação final de 76%, Lagos conseguiu obter um dos melhores resultados de sempre na candidatura ao projeto ECO XXI 2023, programa que destaca os municípios a nível de sustentabilidade ambiental. De acordo com a autarquia, este resultado, permite posicionar mais uma vez o município de Lagos no escalão 70%-80% e num dos melhores resultados dos últimos quatro anos.

Foi no passado dia 7 de novembro, no grande auditório do Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras, que Lagos recebeu, pelas mãos do vereador com o pelouro do Ambiente, Luís Bandarra, a Bandeira Verde ECO XXI 2023.
 
Este ano, candidataram-se 66 municípios, uma das maiores participações registadas ao longo das 16 edições do programa, tendo o Município de Lagos sido um dos 18 municípios portugueses, que tem vindo a participar no ECO XXI desde o início do programa, em 2006. A participação neste projeto é voluntária, cabendo a cada autarquia a decisão de apresentar candidatura. A nível do Algarve, candidataram-se os municípios de Albufeira, Tavira e Vila do Bispo, com Lagos a ser o município algarvio com a melhor pontuação. Em 2022, obteve a pontuação de 73,3%. 
 
Através da análise de 21 indicadores de sustentabilidade ambiental local, foi avaliada a prestação do município em várias áreas, valorizando as que apresentam uma melhor performance e identificando as que necessitam de melhoria.
 
A promoção da educação ambiental/EDS por iniciativa do município, a certificação de sistemas de gestão da qualidade, a cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável; a agricultura sustentável e desenvolvimento rural ou o turismo sustentável; foram alguns indicadores que reforçaram a classificação do município.
 
O projeto ECOXXI é promovido pela ABAAE – Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação que procura promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações dos municípios que mais apostam na sustentabilidade, incrementando a qualidade de vida da comunidade.