A Câmara Municipal de Lagos aprovou o pacote de auxílios financeiros e logísticos a atribuir no ano em curso às associações culturais e recreativas do concelho.
De acordo com o Município, 30 agentes culturais irão receber cerca de 700 mil euros, valor global dos subsídios destinados a apoiar 72 projetos e iniciativas a realizar nesta área, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural.
A Câmara de Lagos adianta em comunicado, que este programa "aposta no fomento dos mais variados eixos de atividade cultural", abarcando, entre outras, a música popular, os grupos corais, as escolas de música e dança, as artes teatrais e performativa, o artesanato e o colecionismo.
Das candidaturas apresentadas e selecionadas, o município destaca a crescente preocupação dos agentes culturais com a formação de públicos, em especial o público juvenil, expressa em vários projetos a dinamizar em contexto escolar, em articulação com os agrupamentos escolares do concelho.
Dos 710 mil euros de subsídios a atribuir, uma parte (42 mil euros) destina-se a apoiar a participação de sete coletividades na 4.ª edição das Marchas Populares, que regressa este ano, nos dias 10 a 12 de junho, à Praça do Infante, após uma pausa forçada pelo contexto pandémico vivido nos anos anteriores.
Para além do apoio financeiro, o município irá ainda auxiliar estas associações ao nível da cedência gratuita de transporte em viaturas camarárias, atribuindo a cada entidade um plafond de quilómetros determinado em função das exigências e especificidades das atividades desenvolvidas.