Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Município de Lagos inicia desconfinamento

Município de Lagos inicia desconfinamento
Imprimir Partilhar por email
16-05-2020 - 16:37
O Município de Lagos anunciou em nota de imprensa o seu processo de desconfinamento, passados dois meses após as primeiras medidas locais de prevenção, contingência e mitigação para reduzir o risco de disseminação do Coronavírus e fazer face à pandemia.
 
Acompanhando a alteração do estado de emergência para a situação de calamidade em território nacional, assim como o processo de desconfinamento gradual a que se tem vindo a assistir, a Câmara Municipal de Lagos, tornou público um primeiro conjunto de medidas de restabelecimento da atividade municipal, visando o regresso à normalidade possível.
 
Este comunicado revoga todas as determinações anteriormente divulgadas e enuncia as medidas que passam a estar em vigor a partir da 00h00 da próxima segunda-feira, dia 18 de maio.
 
Os serviços do Gabinete do Munícipe, Espaço do Cidadão, Espaço Empresa e CLAIM, reabrem ao público no horário habitual, preferencialmente para atendimentos com agendamento prévio (por telefone ou e-mail), visando evitar grandes concentrações humanas. Nesta medida, será dada continuidade ao atendimento à distância, recomendando-se esta opção sempre que possível. O Arquivo Municipal (Porta da Vila) também reabre para atendimentos com agendamento prévio. A todos os espaços vão aplicar-se regras restritas de segurança/ acesso e consulta, sublinha a autarquia.
 
Os atendimentos técnicos serão retomados, promovendo-se a sua realização por via eletrónica ou telefone, destinando-se o atendimento presencial exclusivamente a assuntos que não possam ser tratados pelos canais à distância.
 
Os equipamentos culturais, recreativos e desportivos voltam à atividade, nesta primeira fase com a reabertura da Biblioteca Municipal e Polos de Leitura, do Centro Cultural de Lagos (na componente das exposições), do Espaço Jovem e dos equipamentos desportivos geridos pela LAGOS-EM-FORMA (em condições a avaliar caso a caso, conforme orientações/ recomendações da DGS).
 
Ainda em matéria de serviços municipais será retomada a recolha de monos e de verdes, porta-a-porta, assim como o horário regular de funcionamento dos mercados da Avenida e de Santo Amaro.
 
Volta também a ser autorizada a ocupação da via pública, com esplanadas e expositores devidamente licenciados, porventura uma das medidas visualmente mais expressivas deste regresso à normalidade, acompanhando a reabertura de restaurantes e outros estabelecimentos.
 
As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Lagos voltam a estar acessíveis ao público, embora sujeitas a restritas regras de segurança, aplicáveis à generalidade dos serviços.
 
Em matéria de mobilidade, voltam a circular os autocarros d' A ONDA nas linhas vermelha, azul, turquesa e cinza, que estiveram suspensas desde março, e a funcionar normalmente os parques de estacionamento da Frente Ribeirinha, Anel Verde e ZEDL (zona de estacionamento de duração limitada à superfície).
 
Face à necessidade de restabelecer a normalidade possível, mas acautelando o cumprimento de todas as orientações da Direção Geral de Saúde, a Câmara decidiu manter, por enquanto, a suspensão de funcionamento dos seguintes equipamentos e atividades:
 
·Atividades de âmbito cultural, desportivo e de enriquecimento curricular;
 
·Transporte em autocarros do município para atividades de âmbito cultural, desportivo e escolar extracurricular;
 
·Feiras de Velharias, Mercado Mensal, Marcado de Levante e Viv' Ó Mercado (prevendo-se que estes dois últimos possam ser retomados durante o mês de junho);
 
·Ocupação da via pública na vertente da venda ambulante, incluindo artesãos e pintores (com reinicio previsível durante o mês de junho);
 
·Animação de rua (com possível retoma durante o mês de junho);
 
·Parques infantis, parques biosaudáveis, campos de jogos e parques de merendas e lazer;
 
·WCs públicos.
 
Vão manter-se igualmente encerrados ao público os equipamentos museológicos (prevendo-se que possam reabrir em junho), as ludotecas, o Centro de Documentação do Museu Municipal Dr. José Formosinho, os Antigos Paços do Concelho, a Fototeca Municipal e o Canil Municipal de Lagos, sendo que este último está contactável por via telefónica para situações de urgência e adoções.
 
Na mesma nota, a autarquia informa ainda que, a partir de 18 de maio, só será permitido o acesso e permanência a qualquer equipamento e serviço municipal, mediante o uso obrigatório de máscara, concluiu.
 
Susana Brito
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Avistado homem morto na Ria Formosa em Faro

Avistado homem morto na Ria Formosa em Faro

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Buscas prosseguem esta quinta-feira para encontrar jovem desaparecido na Praia da Prainha em Alvor

Buscas prosseguem esta quinta-feira para encontrar jovem desaparecido na Praia da Prainha em Alvor

ver mais
 
Município de São Brás de Alportel prepara para julho reabertura do troço Sul da Avenida da Liberdade

Município de São Brás de Alportel prepara para julho reabertura do troço Sul da Avenida da Liberdade

ver mais
 
Olhanense impugna alteração regulamentar “à medida” das pretensões da FPF

Olhanense impugna alteração regulamentar “à medida” das pretensões da FPF

ver mais
 
 
 
 
Alô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Click Saúde» Desporto» Economia
» Política» Figuras da nossa Terra» Fichas de Leitura» CX de Correio