Sociedade

Município de Lagos inicia desconfinamento

 
O Município de Lagos anunciou em nota de imprensa o seu processo de desconfinamento, passados dois meses após as primeiras medidas locais de prevenção, contingência e mitigação para reduzir o risco de disseminação do Coronavírus e fazer face à pandemia.

 
Acompanhando a alteração do estado de emergência para a situação de calamidade em território nacional, assim como o processo de desconfinamento gradual a que se tem vindo a assistir, a Câmara Municipal de Lagos, tornou público um primeiro conjunto de medidas de restabelecimento da atividade municipal, visando o regresso à normalidade possível.
 
Este comunicado revoga todas as determinações anteriormente divulgadas e enuncia as medidas que passam a estar em vigor a partir da 00h00 da próxima segunda-feira, dia 18 de maio.
 
Os serviços do Gabinete do Munícipe, Espaço do Cidadão, Espaço Empresa e CLAIM, reabrem ao público no horário habitual, preferencialmente para atendimentos com agendamento prévio (por telefone ou e-mail), visando evitar grandes concentrações humanas. Nesta medida, será dada continuidade ao atendimento à distância, recomendando-se esta opção sempre que possível. O Arquivo Municipal (Porta da Vila) também reabre para atendimentos com agendamento prévio. A todos os espaços vão aplicar-se regras restritas de segurança/ acesso e consulta, sublinha a autarquia.
 
Os atendimentos técnicos serão retomados, promovendo-se a sua realização por via eletrónica ou telefone, destinando-se o atendimento presencial exclusivamente a assuntos que não possam ser tratados pelos canais à distância.
 
Os equipamentos culturais, recreativos e desportivos voltam à atividade, nesta primeira fase com a reabertura da Biblioteca Municipal e Polos de Leitura, do Centro Cultural de Lagos (na componente das exposições), do Espaço Jovem e dos equipamentos desportivos geridos pela LAGOS-EM-FORMA (em condições a avaliar caso a caso, conforme orientações/ recomendações da DGS).
 
Ainda em matéria de serviços municipais será retomada a recolha de monos e de verdes, porta-a-porta, assim como o horário regular de funcionamento dos mercados da Avenida e de Santo Amaro.
 
Volta também a ser autorizada a ocupação da via pública, com esplanadas e expositores devidamente licenciados, porventura uma das medidas visualmente mais expressivas deste regresso à normalidade, acompanhando a reabertura de restaurantes e outros estabelecimentos.
 
As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Lagos voltam a estar acessíveis ao público, embora sujeitas a restritas regras de segurança, aplicáveis à generalidade dos serviços.
 
Em matéria de mobilidade, voltam a circular os autocarros d' A ONDA nas linhas vermelha, azul, turquesa e cinza, que estiveram suspensas desde março, e a funcionar normalmente os parques de estacionamento da Frente Ribeirinha, Anel Verde e ZEDL (zona de estacionamento de duração limitada à superfície).
 
Face à necessidade de restabelecer a normalidade possível, mas acautelando o cumprimento de todas as orientações da Direção Geral de Saúde, a Câmara decidiu manter, por enquanto, a suspensão de funcionamento dos seguintes equipamentos e atividades:
 
·Atividades de âmbito cultural, desportivo e de enriquecimento curricular;
 
·Transporte em autocarros do município para atividades de âmbito cultural, desportivo e escolar extracurricular;
 
·Feiras de Velharias, Mercado Mensal, Marcado de Levante e Viv' Ó Mercado (prevendo-se que estes dois últimos possam ser retomados durante o mês de junho);
 
·Ocupação da via pública na vertente da venda ambulante, incluindo artesãos e pintores (com reinicio previsível durante o mês de junho);
 
·Animação de rua (com possível retoma durante o mês de junho);
 
·Parques infantis, parques biosaudáveis, campos de jogos e parques de merendas e lazer;
 
·WCs públicos.
 
Vão manter-se igualmente encerrados ao público os equipamentos museológicos (prevendo-se que possam reabrir em junho), as ludotecas, o Centro de Documentação do Museu Municipal Dr. José Formosinho, os Antigos Paços do Concelho, a Fototeca Municipal e o Canil Municipal de Lagos, sendo que este último está contactável por via telefónica para situações de urgência e adoções.
 
Na mesma nota, a autarquia informa ainda que, a partir de 18 de maio, só será permitido o acesso e permanência a qualquer equipamento e serviço municipal, mediante o uso obrigatório de máscara, concluiu.
 
Susana Brito