As questões ligadas ao ambiente continuam a fazer parte das prioridades dos munícipes de Lagos. Em 2013 foi possível recolher cerca de 50 kg de rolhas de cortiça. Quanto aos Óleos Alimentares Usados registou-se um aumento em relação ao ano anterior, tendo sido recolhidas cerca de 4 toneladas dos 12 oleões distribuídos pelo concelho.
Segundo informa a autarquia, o local onde se registou uma maior quantidade de rolhas de cortiça, em 2012, foi na Escola JI/ EB1 da Ameijeira, com 31,81 kg.
O ano passado, constatou-se que foram as instalações da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, situadas no Chinicato, que conseguiram juntar mais rolhas, mais concretamente 26,80 kg, seguindo-se o Edifício Paços do Paços Concelho Séc. XXI, com 12,10 kg de rolhas recolhidas.
Recorde-se que o Green Cork é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça que tem como objetivo a transformação das rolhas usadas noutros produtos.
No que diz respeito aos Óleos Alimentares Usados, no ano de 2013 foram recolhidos dos 12 oleões distribuídos pelo Município de Lagos cerca de 4,01 toneladas, o que corresponde a um ligeiro aumento nas quantidades recolhidas face ao ano anterior (na ordem dos 14,5%), verificando-se uma forte adesão da população ao projeto.
Constatou-se ainda que os meses de janeiro, julho e outubro foram os que registaram uma maior quantidade de óleo recolhido.
O oleão existente junto ao Mercado de Santo Amaro é o que continua a apresentar uma maior produtividade.