Estão abertas até ao dia 31 de março, as candidaturas ao Programa de Apoio ao Movimento Associativo Cultural e Recreativo da Câmara Municipal de Loulé, relativo a 2024.
Segundo comunicado da autarquia, com o objetivo de "promover o desenvolvimento cultural e aumentar a participação da cidadania" o programa volta a apoiar as associações e outras instituições com intervenção nas áreas cultural e recreativa, sedeadas no concelho e que nele desenvolvem atividades.
A partir deste ano, as candidaturas ao programa têm como único meio de submissão o Portal do Associativismo da Câmara Municipal de Loulé (
https://associativismo.cm-loule.pt/), pelo que todas as entidades que o pretendam fazer têm obrigatoriamente que estar inscritas na referida plataforma. Para as associações que desejem integrar o portal, deverão solicitar a sua intenção através do envio do formulário devidamente preenchido, que se encontra disponível neste
link.
Posteriormente receberão a username e a palavra passe para efetuarem o login e inserir os dados no portal para que a inscrição fique devidamente formalizada.
A autarquia ressalva que as associações só poderão aceder à candidatura do programa e ao respetivo formulário, a partir do momento em que os dados e as informações estiverem completos, atualizados e corretamente inseridos no portal
Para a solicitação de informações, os interessados podem contatar a Divisão de Cultura, Museu e Património pelo telefone 289 400885 ou pelo email
[email protected] .
Pretende-se que este seja um processo de “transparência, rigor e imparcialidade”, permitindo que as estruturas associativas promovam atividades de interesse para o desenvolvimento cultural deste território, sublinha o Município.
É intenção da mesma autarquia, dotar as associações culturais e recreativas locais de capacidade desenvolvimento de um plano de atividades focado na criação, produção e divulgação.
"Ser detentor do estatuto de utilidade pública, o historial associativo ou cultural, a singularidade de atividades culturais no contexto local, o desenvolvimento de atividades culturais com vista à inclusão, o contributo para a formação e integração de novos públicos, o fomento do interesse das crianças e jovens pela cultura, a promoção de atividades no meio rural ou a valorização do património cultural do concelho são alguns dos critérios de apreciação das candidaturas", lê-se no documento.
Em 2023, foram atribuídos cerca de 522 mil euros a 26 entidades, ao abrigo deste programa.